Home / Dicas educacionais e culturais
 

 

 

 

 

COMPLEXOS PAISAGÍSTICOS E ARQUITETÔNICOS

Minas Gerais

 

  UM DIA 'NO VALE VERDE'

Vale verde 1

 

Parque Ecológico, em Betim, mistura beleza, cultura e lazer em um passeio para toda a família
Apenas a 42 quilômetros de Belo Horizonte, o Vale Verde Alambique e Parque Ecológico foi projetado para preservar a fauna e flora e, por isso, proporciona a toda família um passeio em um ambiente agradável e tranquilo, em contato com a natureza.
Há diversas atrações de lazer, como passeio de charrete, visita ao viveiro encantado de Lóris, trilha ecológica, pedalinho e tirolesa. Um dos destaques é o seu mini zoo, que trabalha para a conservação das espécies mantidas em cativeiro, como a harpia - o maior rapinante das Américas.

 

1. Manhã
Comece o dia com um delicioso passeio de pedalinho sobre as lagoas do Vale Verde, em companhia de patos, cisnes, flamingos e numerosos cardumes de peixes, que podem ser alimentados por uma ração especial. Em seguida, vá ao Arco e Flecha, no espaço aventura. Crianças e adultos podem participar. Vale lembrar que durante a atividade os participantes aprendem vários segredos sobre esse esporte como: manuseio do arco e flecha, técnicas para acertar o alvo, postura entre outros.

 Vale verde 2
 Vale verde 3

 

 

 

 

2. Almoço
O Vale Verde conta com o Deck Restaurante que oferece pratos com influência da cozinha mineira, nacional e internacional.

 

3. Tarde
Na parte da tarde, vá ao Bungee Trampolim e se divirta com piruetas e manobras radicais. Ou escolha o Water Ball, que permite você andar sobre as águas. Dentro de uma gigante bola inflável, é possível dar cambalhotas, correr, andar e girar junto com a bola, sem se molhar. Às 15h30, a equipe de Educação Ambiental do Parque promove o Papo Animal com informações sobre os hábitos e o comportamento de animais curiosos como a cacatua, o papagaio, o grou coroado, a jibóia, a píton, iguanas, entre muitos outros que marcam presença no Viveiro Interativo. Termine o dia com um tranquilo passeio de pônei. A criança de 3 a 12 anos de idade, acompanhada de um monitor, pode interagir com o animal e com o restante do parque, em uma volta que dura 10 minutos.

Programe-se!

 Vale verde 4

 

 

♦  PAMPULHA PARA PEQUENOS

 

 

Lagoa da Pampulha, com 18 quilômetros de extensão, é um passeio divertido para crianças de todas as idades. Por lá estão o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, e a igreja de São Francisco de Assis (ornamentada com 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari). Atrações que chamam a atenção dos adultos. Mas as crianças podem contar com o Zoológico, o Parque Ecológico da Pampulha e o Parque Guanabara.

Pampulha

 

1. ZOOLÓGICO  
Zoológico

 

 

A variedade de animais e plantas é vasta. Considerado o jardim zoológico mais completo da América Latina, o lugar reúne três mil animais de mais de 250 espécies (entre aves, répteis, mamíferos e peixes) representantes dos cinco continentes. Existente desde 1959, os destaques do Zoo de BH são a família de gorilas, o aquário da Baía de São Francisco e o primeiro borboletário público da América do Sul.

 

   2. JARDIM BOTÂNICO

 

 

Dentro da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, a criançada pode conhecer estufas e jardins temáticos, pergolados, praças, lagos, fonte e anfiteatro, galpão de compostagem, minhocário, sementeira, e estufas de produção de mudas. O Jardim Botânico conta com mais de 3.500 espécies expostas em todo o complexo, com destaque para as belezas dos Jardins de Folhagens, de Suculentas, de Bromélias, de Plantas Tóxicas e Medicinais, de Palmeiras, de Flores e Cores e Lago de Plantas Aquáticas.

Jardim Botânico

 

3. PARQUE GUANABARA  
Parque Guanabara

 

 

O Parque de diversões se tornou uma referência na capital mineira devido a variedade de opções de brinquedos, segurança limpeza e excelente manutenção do espaço e máquinas.

 

Endereço -  Av. Otacílio Negrão de Lima – 3.333 - Pampulha-BH/MG – CEP 31.365-450     Informações: (31) 3439-7300

Local: Lagoa da Pampulha

 

 

 

5. PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA  
Parque Ecológico

 

O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego é uma das atrações imperdíveis de Belo Horizonte. O espaço conta com 30 hectares de área verde com programações educacionais, ambientais e culturais. Ótimo para andar de bicicleta, de skate ou simplesmente descansar na grama. Para quem quer conhecer o lugar, explorando fauna e flora, também há opções especiais. O parque conta com equipes de monitores treinados para orientar adultos e crianças quanto à conservação ambiental.

 

  6. MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL - UFMG

 

  

Localizado onde, antes, funcionava a Fazenda Boa Vista, propriedade da família Guimarães, o Museu de História Natural abriga centenas de espécies da fauna e flora brasileiras. O visitante encontra também um rico acervo de nossa história científica e cultural. Destaque para o Presépio do Pipiripau e as coleções de paleontologia, arqueologia, mineralogia e o Espaço Ciência com experimentos interativos.

Museu História Natural

 

7. PARQUE ECOLÓGICO 'LAGOA DO NADO'  
Lagoa do Nado

  

 

Um pouco mais distante, o parque Lagoa do Nado é dedicado a diversão, cultura e entretenimento. A vegetação composta por espécies do cerrado e por mata ciliar circunda uma lagoa de 22 mil m2. Além da flora, dispõe de biblioteca, teatro de arena, sala de vídeo e foyer para exposições. Na área esportiva, quadras de peteca, poli-esportivas, campos de futebol society e futebol oficial, pista de cooper, lagoa natural, bosques e trilhas.

 

 

♦  PRAÇA DA LIBERDADE

O complexo paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcam a história de Belo Horizonte, e fica na região da Savassi.
A construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897) feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado.
O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 2 de junho de 1977 pelo IEPHA.
Com a construção da Cidade Administrativa, em 2010, no norte de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade decresce do seu valor simbólico como a área central de governo. No lugar das instituições públicas, a Praça ganha em seu entorno instituições relacionadas à cultura, como mais museus e até um planetário.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Instalado em prédios públicos do entorno da Praça, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, um dos maiores complexos do gênero do país, é formado por dez espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento.

 
Compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade:
- Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte;
- Espaço do Conhecimento UFMG;
- Museu das Minas e do Metal - Gerdau;
- Memorial Minas Gerais (patrocínio da Vale);
- Centro de Arte Popular - Cemig;
- Casa Fiat de Cultura;
- Centro de Formação Artística - Fundação Clóvis         
  Salgado;
- Horizonte Sebrae. 
Praça Liberdade

Ainda integram o complexo cultural, outros quatro espaços públicos que passaram por recente processo de revitalização: o Palácio da Liberdade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Arquivo Público Mineiro e o Museu Mineiro.

 

 

♦  BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL E JUVENIL

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, espaço da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, incentiva a leitura e a produção cultural para crianças e jovens, sendo referência em Minas Gerais. O público tem acesso a uma programação diferenciada, cujas atividades abrangem oficinas literárias e de produção de textos, palestras, encontros de formação de mediadores de leitura e autores, além de narração de histórias.
Biblioteca Pública Biblioteca Pública 3

Para pegar livros e gibis emprestados, basta se cadastrar na Biblioteca, apresentando documento de identidade e comprovante de residência. Para menores de 12 anos, é necessária a presença de um responsável.
Endereço: Rua Carangola, 288 - Santo Antônio
Complemento: Térreo
Telefone: (31) 3277-8658 e (31) 3277-8672
Site: http://bhfazcultura.pbh.gov.br/bpijbh_painel
E-mail: bpij.fmc@pbh.gov.br; educativo.bpijbh@pbh.gov.br
Horário de Funcionamento: 3ª a 6ª feira: 8h30 às 17h30, sábado: 9h às 13h
Informações Adicionais:

Gibiteca
Aberta e acessível em todo o horário de funcionamento da Biblioteca.
Hora do Conto
Acontece na última sexta-feira do mês, às 10h30, para crianças, e, na última quinta-feira do mês, às 19h, para jovens e adultos.
Conheça a Biblioteca - Visitas monitoradas
Para conhecimento dos espaços, acervos (literário, informativo e quadrinhos) e atividades da Biblioteca. Previamente agendadas, acontecem às terças e quintas-feiras, às 9h30, e às quartas e sextas-feiras, às 14h30.
Público: crianças, jovens, estudantes universitários e demais interessados.
Roda de Leitura
Encontro para estudos sobre leitura e literatura infantil e juvenil, bem como prática de leitura em voz alta. Ocorre em todas as quartas, às 10h.
Público: juvenil e adulto (mediadores de leitura, educadores e interessados em geral).
Encontro de Contadores de Histórias
Todas as sextas-feiras às 9h30.

 

♦  TREM TURÍSTICO CULTURAL DE RIO ACIMA

O Trem Turístico Cultural de Rio Acima, batizado como Trem das Cachoeiras, realiza passeios nos finais de semana. O Mineiro é conhecido por não perder o Trem, e este é um passeio realmente imperdível: conhecer Rio Acima, cidade próxima a Belo Horizonte e famosa pela beleza de suas cachoeiras.
O percurso de 7 km e feito em 55 minutos, entre Rio Acima e Honório Bicalho, oferece excelente passeio em carros de passageiros (vagões) equipados com TV, ar condicionado e paisagens ricas em fatos e marcos da Estrada Real.
Trem

 

 

PARTIDAS
Sábado, Domingo e Feriado
Horários: 10h, 13h, 14h30 e 16h
Informações : (31) 3545.2947
http://www.crat.com.br

 

♦  AQUÁRIO 

O Aquário de BH - Bacia do Rio São Francisco – é o primeiro do gênero no país e considerado o maior aquário de água doce do Brasil. Localizado em Belo Horizonte no Zoológico, ele possui cerca de 3.000 m² e retrata a fauna da bacia do Rio São Francisco.

 

São 1.200 peixes de 50 espécies como pirambeba, piau-três-pintas, mandi prata, cascudo e surubim distribuídos em 22 tanques nos dois pavimentos com 1 milhão de litros de água.
Há também um auditório, espaços de exposição lúdicos, jardins, laboratório, lagoa marginal, lanchonete e lojinha.
                  Horário de funcionamento:
O Aquário da Bacia do Rio São Francisco funciona de terça a domingo, das 9h às16h. Informações pelo 3277-8489.

Aquário

 

♦  SALA MINAS GERAIS

A Sala Minas Gerais significa o início de um novo tempo para a nossa história. Um espaço de escuta sensível, capaz de ampliar a experiência com a Filarmônica. Venha que a casa também é sua.
Sala MG

 

Com uma agenda de concertos bastante diversificada, a sala é capaz de atender a um público exigente e seleto. Basta conferir a programação completa da temporada e ainda saber mais sobre os concertos.
http://www.filarmonica.art.br/concertos/agenda-de-concertos/
Endereço: Rua Tenente Brito Melo, 1.090 - Barro Preto, Belo Horizonte.
Telefone:(31) 3219-9000

 

 ♦  MUSEU GIRAMUNDO

Giramundo 2

O Museu Giramundo é guardião do maior acervo de teatro de bonecos das Américas. Ele se distingue de outros similares por estar “vivo”, com grande parte dos espetáculos originais ainda em atividade. Também se destaca a grande coleção de desenhos e projetos técnicos de Álvaro Apocalypse, um dos maiores criadores do teatro de bonecos mundial. A coleção de fotografias históricas do Giramundo documenta a trajetória e os bonecos do grupo.
Tão importante quanto o patrimônio material do grupo é o seu patrimônio “imaterial”, seu know-how, representado por seu processo de planejamento e construção de bonecos depurado ao longo de 40 anos de história, 40 montagens e 1.000 bonecos. 

Esse conjunto de conhecimentos, guardados e desenvolvidos pelos integrantes do grupo, possui grande valor material e imaterial, por seu potencial educativo e social.

 

O Museu e a Escola Giramundo representam uma fusão entre educação e cultura. A visita guiada, para escolas e para grupos, é uma das atividades mais importantes realizadas pelo Museu Giramundo. A interação com o público na demonstração das possibilidades de movimento dos bonecos, a explicação detalhada de mecanismos e a informação direta sobre os espetáculos, fazem do contato dos visitantes com os monitores uma experiência viva e próxima da performance de palco.
Giramundo 1 Giramundo 4
Fotos Pedro Motta

Endereço: Rua Varginha, 245 - Floresta
Telefone: 31 3446-0686
Site: http://www.giramundo.org
E-mail: giramundo@giramundo.org
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 9h às 11h e das 13h às 16h

 TIROLESA NO PARQUE DAS MANGABEIRAS

2Local da atração: Mirante do Mangabeiras - Rua Pedro José Pardo, 1000 - Mangabeiras
Atrás do Palácio Mangabeiras.    

Horário de funcionamento da tirolesa: 10h às 18h.

Valor dos ingressos: R$ 40,00 de segunda a quinta-feira e R$ 50,00 de sexta a domingo e feriados.

O trajeto, com linda vista panorâmica da cidade, começa no Mirante do Mangabeiras e termina na Praça de Esportes do Parque das Mangabeiras, - a maior reserva ambiental da capital mineira e um dos mais extensos parques urbanos da América Latina. O vão da torre até a chegada tem 70 metros de altura - da torre até o parque.

A Tirolesa BH disponibiliza uma nova modalidade de salto: vôo do super-homem. A novidade, destinada a adultos e crianças com mais de 1.40m, desafia a descida de ponta.

Onde comprar e mais informações: www.tirolesabh.com.br

 

 

 O MUSEU BRASILEIRO DO FUTEBOL

 Museu Brasileiro do Futebol é mais uma atração do Mineirão.

A exposição, que ganhou cinco novos espaços, é considerada de longa duração e conta a história do futebol, da China antiga até chegar ao Brasil, contando também a evolução do futebol em Minas Gerais e presta uma homenagem a grandes nomes que fizeram história no estádio. Os interessados podem marcar data e horário para conhecer o Mineirão e o Museu Brasileiro do Futebol pelo  telefone (31) 3499.4333, ou pelo e-mail ouvidoria@minasarena.com.br

 

                                                                       2

 
 

 

 

PASSEIOS IMPERDÍVEIS EM SANTA BÁRBARA,BARÃO DE COCAIS E ARREDORES

 

  SANTUÁRIO DO CARAÇA

Em meio a imensidão da serra, uma parada obrigatória. Silencioso e bucólico o lugar abriga um Santuário e um colégio de Padres por onde grandes personagens por ali passaram e se formaram no século passado. Além das caminhadas você tem a visita dos lobos Guará no final do dia que vem buscar comida nas mãos de um guardião.

2
   

 

  MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO- SANTA BÁRBARA

1

 

1

Igreja de Santo Antônio por fora pode parecer simples mas ao entrar, percebe-se logo que é uma Igreja especial. O altar principal e os laterais possuem ornamentação e várias esculturas douradas. A pintura no teto da Igreja e o órgão também são bem interessantes. 
Vale a pena passear pelos arredores da Igreja e ver o casario típico de Minas.

MEMORIAL AFFONSO PENNA

A Casa Grande, que sedia o Memorial Affonso Penna, está localizada no complexo do Centro Histórico de Santa Bárbara. Além de ser um exemplar da arquitetura colonial, possui grande relevância histórica e simbólica para os santabarbarenses, já que nela nasceu, em 30 de novembro de 1847, o presidente Affonso Augusto Moreira Penna. 1

   PARQUE MUNICIPAL RECANTO VERDE

 

1

Importante área verde no centro da cidade de

Santa Bárbara.

 

  CASA DE CULTURA DE SANTA BÁRBARA

“Local com extrema simplicidade mas com obras belíssimas.”

Você tem que visitar essa casa. Entre e remeta aos extremos do passado com paisagens deslumbrantes. Simplicidade e bom gosto em tudo.

1

  SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA PEDRA PINTADA-COCAIS

1

O sítio Arqueológico Pedra Pintada, localizado a 1070 m do nível do mar,  situa-se na Vila Colonial de Cocais, a 3,5 Km de Barão de Cocais (93 Km de Belo Horizonte). Está localizado em área particular, mas está aberto à visitação mediante pagamento de uma pequena taxa.

 

  SANTUÁRIO SÃO JOÃO BATISTA-BARÃOD E COCAIS

1

Antônio da Silva Lisboa, o Aleijadinho, participou do projeto do Santuário e deixou suas marcas no desenho da fachada e na solução, ousada para a época, de posicionar as torres diagonalmente em relação ao corpo da igreja. É dele também a escultura em pedra-sabão da imagem de São João Batista presente no nicho da fachada principal. 

CENTRO DE REFERÊNCIA HISTÓRICA-BARÃO DE COCAIS

Gongo Soco, local onde se encontram as ruínas do Palácio do Barão de Catas Altas e do Arco do Triunfo, por onde passaram os Imperadores D. Pedro I, em 1.831 e D. Pedro II, em 1.881. É um testemunho de um dos ciclos mais marcantes na economia nacional, o ciclo do ouro.

1

 

CATAS ALTAS

1 S

Aos pés da Serra do Caraça a   cidade de   Catas Altas mantém uma paisagem bucólica,  com  suas   casinhas simples e os muros feitos de Canga, mas não se engane, pois a cidade   tem   uma grande   importância histórica, cultural e ecológica e merece a visita.   Em Catas Altas a natureza   com  suas   cachoeiras,   é   o   ponto forte  da cidade.

 

CACHOEIRA DE COCAIS

1

Nessa cachoeira encontra-se uma série de quedas com os poços que propiciam o banho e refrescamento.  Vale muito à pena conhecer! Soma-se à isso a beleza da pequena vila de Cocais com seus casarões e ruas seculares. 

 

PARQUE CANELA DE EMA

1

O Canela de Ema é uma reserva ambiental particular situada na zona rural nas divisas dos municípios de Caeté e Barão de Cocais. Em meio a suas florestas, lagos, animais silvestres e serras, você pode encontrar tirolesas, o maior circuito de arvorismo do Brasil, paintball, trilhas, escaladas e muito mais! São 12 aventuras diferentes para toda a família. Bom passeio para as férias!

Matrículas 2024

Junte-se a nós

Parceiros

Publicidade