Notícias
No mito de Pandora, quando a caixa é aberta, males são espalhados pelo mundo e somente a esperança permanece...
Mas para os alunos do 9ºano/EF, a caixa de Pandora é um signo intertextual (simulacro) para representar materialmente uma obra lida e interpretada.
E quando a caixa é aberta, são retratados momentos marcantes da vida de um grupo de menores abandonados, que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia, vivendo em um trapiche, chamados de "Capitães da Areia".
Leitura da obra Literária: CAPITÃES DA AREIA
“O sentido do que somos depende das histórias que contamos a nós mesmos (...), das construções narrativas nas quais cada um de nós é, ao mesmo tempo, o autor, o narrador e o personagem principal.” (Jorge Larrosa)
OBJETIVO DO TRABALHO:
“Trabalhar com narrativas orais implica pensar nas histórias familiares, nas tradições orais que passam de geração a geração através da voz ou das vozes poéticas. Implica lembrar que, lá atrás, contar histórias não era apenas uma prática cotidiana, era um ofício comum do qual muitos se encarregaram e por meio do qual foram repassados ensinamentos e lições de vida. Narrativas orais, mais do que o relato de um fato, onde aparecem personagens enigmáticos, seres que habitam lugares comuns como os rios e as matas, são narrativas da vida, como destaca( Todorov1) e são também histórias de vida. São tesouros semeados na mente de quem um dia as ouviu.”
“Quando se dispõe a escrever uma narrativa em prosa – romance, novela ou conto – o escritor deve estar convencido de que vai trabalhar – ou trabalha – uma obra de arte. Portanto, vai privilegiar o conteúdo literário – frases, palavras, personagens, cortes narrativos –, considerando aí que o conteúdo material – temas, assuntos, objetivos, análises científicas ou não – pertence ao campo do ensaio ou do jornalismo. Não significa que o conteúdo material é dispensado. De forma alguma – ele serve de motivo para a escrita, para o exercício artístico. O elemento artístico é mais importante porque a ficção é uma obra de arte e a obra de arte tem por objeto a estética, a busca da beleza. Quem quer escrever sobre algum tema, seja ele qual for, escreve um ensaio ou uma reportagem, cujo ponto de vista é o que interessa provar.”
Professora de Língua Portuguesa- Conceição Oliveira.