Notícias

29/10/2015
Palestra para alunos convida o Ensino Médio à reflexão

Teuler Reis, Psicólogo – Psicanalista – Escritor - Pós-Graduado em Temas Filosóficos UFMG - Consultor Familiar - é um dos profissionais mais requisitados para proferir palestras para pais, alunos e professores, por todo o país. Em outubro conseguimos uma disponibilidade em sua agenda apertada e o convidamos para fazer uma reflexão com os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Ele convidou os alunos a perceberem a fragilidade do momento que atravessam como adolescentes e se prepararem para não se tornarem mais uma vítima de escolhas impensadas. Com certeza foi um momento marcante na trajetória escolar destes estudantes.

A palestra realizada no colégio no dia 29 de outubro, com o intuito de preparar nós, alunos do Ensino Médio, para a longa caminhada da vida, contou com a participação do psicólogo Teuler Reis que com simples palavras de incentivo nos mostrou a grande diferença entre o Ter e o Ser.
No corre-corre da vida em que nos encontramos, muitas vezes procuramos ter isso, aquilo, comprar coisas... Independente de Ser ou Ter, o tempo é algo que não podemos controlar e o mais importante é viver e ser feliz.
Muitas não precisamos Ter e sim Ser, pois as pessoas precisam ser amadas. O Ser não acaba e não se perde, uma vez conseguido, é eterno. Já o Ter é algo provisório e pode não trazer a felicidade plena.
Assim dizia Charles Chaplin: “A vida é um peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. [Aluna – Laura Christielle Rodrigues Silva]

O jovem atual
O psicólogo Teuler Reis começa a palestra nos mostrando uma música da cantora Madonna, abordando a importância do tempo na nossa vida e que não devemos perdê-lo, aproveitando cada segundo. Ele nos mostra que o tempo é relativo, assim como as coisas que enxergamos. Ambos se formam no cérebro, sendo por isso diferentes para cada pessoa, então não devemos julgar as pessoas pela primeira imagem. Cada um tem sua essência e devemos respeitar isso.
O mundo atual é marcado por uma falsa realidade. O que acreditamos ser real na verdade é aquilo que a mídia nos impõe como realidade.
Atualmente o “ser” é menos importante que o “ter”, fazendo com que sempre o homem tenha desejos, nunca se satisfazendo. Por isso, é importante termos mais vontades do que desejos, pois para realizar vontades basta correr atrás, já muitos desejos são praticamente impossíveis de ser em realizados.
Teuler encerra falando que devemos fazer nossas próprias escolhas, sem perder tempo e sem nos deixar levar pelas más influências. Devemos tentar ser menos inconseqüentes, pensando antes de tomar certas atitudes. [Aluna- Larissa Regina Braga Araújo]

Matrículas 2024

Junte-se a nós

Parceiros

Publicidade